Centro

Centro, o local movimentado, que além de comércios e serviços, galerias, a rodoviária, igrejas, clínicas, hospitais, é um ponto de encontro da população local e dos inúmeros turistas que por ali passam diariamente.  No centro encontramos o Largo da Alfândega, onde há diversos banquinhos para descanso, um pequeno lago com chafariz,  um palco para apresentações artísticas, quiosques que vendem a típica louça de barro e até um posto de informações turísticas, Iphan, lojas de artesanatos, o Bar da Alfândega.

O Mercado Público de Florianópolis, onde reúne em um só lugar artistas, políticos, boêmios, empresários e gente do povo, sem distinções, podendo aproveitar e degustar diversos pratos da gastronomia local.

A Praça XV , onde está o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e os bustos que homenageiam catarinenses famosos. Arborizada durante o século XIX, a praça recebeu árvores de grande porte, mas com certeza a vedete arbórea é a Figueira Centenária,onde poderá aproveitar sua sombra fresca, que abriga vários banquinhos que ainda hoje os aposentados da cidade descansam e jogam conversa fora.